Piloto Comercial de Avião

O Curso de Piloto Comercial – conhecido normalmente como “PC”, é continuidade do aprendizado já adquirido no curso “PP”. A grande diferença aqui é que ao final do curso, quando devidamente habilitado, o piloto poderá exercer a função de piloto de forma profissional – ou seja, a legislação permite ao portador de uma carteira de PC o registro em carteira como profissional da área.

O curso teórico é de caráter preparatório/revisório e também um pré-requisito para a obtenção do CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos) junto à ANAC através da “Banca”. Esta Banca é igualmente ao PP um requisito para obtenção do CHT (Certificado de Habilitação Técnica), que é a habilitação comercial propriamente dita.

O curso prático tem caráter de aperfeiçoamento das técnicas de pilotagem em condições visuais (já aprendidas no PP), e caso o aluno deseje, poderá optar por estender o curso para a habilitação para voo por instrumentos (IFR).

O PC terá permissão, após formado, para pilotar inicialmente aeronaves monomotoras com pouso e decolagem em condições visuais e opcionalmente em condições de voo por instrumentos em terreno sólido (terra).

Nesta etapa, há também a possibilidade do aluno seguir o curso em aeronave bi-motora, obtendo assim a licença para a operação de Multimotores (MLTE).

  • PRÉ-REQUISITOS
    18 anos de idade
    Segundo Grau/Colegial completo (com histórico escolar)
    CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de PRIMEIRA Classe para o curso prático, apenas
    Para curso teórico não é exigido o curso prático do PP, apenas para a prática do piloto comercial.