Quem Somos

O Aeroclube de Blumenau

O Aeroclube de Blumenau é uma Entidade de Utilidade Pública a nível Federal sob a Lei No.205 DE 27 de Fevereiro de 1967, nível Estadual sob a Lei no.4106 de 01 de Dezembro de 1967 e a nível Municipal sob a Lei No.1455 de 01 de Dezembro de 1967., inscrito no CGC no.82.654.948/0001-25, isento da Inscrição Estadual e isento de Imposto de Renda – sob Processo 4269-49 da Delegacia da Receita Federal, com sede no município de Blumenau no Estado de Santa Catarina, Brasil, anexo à pista de pouso do Aeroporto Quero-Quero.

Desempenhamos atividades de Escola de Aviação de nível técnico (teórico e prático) e clube de voo, atividades essas homologadas pela ANAC.

O Aeroclube de Blumenau é dirigido por uma estrutura societária representada em termos práticos e legais por uma Diretoria.

História

O Aeroclube de Blumenau nasceu da dedicação de entusiastas pela aviação no Vale do Itajaí. Foi em 1941, que o então prefeito do município – José Ferreira da Silva – oficializou a fundação do Aeroclube e trouxe o primeiro instrutor para formação de pilotos.

Dauto Caneparo saiu de Florianópolis para Blumenau para iniciar a instrução de aeronautas.

Na época, era seguido o manual da Força Aérea Brasileira, e a formação dos pilotos tanto civis quanto militares era feita da mesma forma. Também na década de 1940 ocorreu a construção da pista do Aeroporto Quero-Quero, onde está instalado o Aeroclube.

Inicialmente, as aulas teóricas foram ministradas em uma sala no centro de Blumenau. Somente um ano depois, o aeroclube recebeu o primeiro avião para treinamento – um Piper J3. A aeronave era uma doação do governo federal. Em sequência, vieram outras doações. Já nos dois primeiros anos, foram formados 17 pilotos.

Após os anos de formação, o Aeroclube desenvolveu-se e estabeleceu uma escola de qualidade no Vale do Itajaí. Tendo sido reconhecido diversas vezes pela qualidade do ensino, obteve incentivo dos governos federal e local para continuar formando pilotos na região.