Ground School

No Aeroclube de Blumenau, para que haja uma familiarização eficiente com todos os aspectos relacionados ao voo e com a aeronave, antes de iniciar os voos, os alunos participam de um programa de Ground School, onde, além da apreciação técnica e operacional, também serão apresentados aspectos importantes relacionados ao planejamento do voo.

Existem 3 modelos de Ground School no Aeroclube de Blumenau:

Aeronaves Convencionais
Aeronaves com trem de pouso Triciclo
Aeronaves Multimotoras

O Ground School é composto por uma parte teórica e uma parte prática (CPT – Cockpit Procedures Training).

Teórica
Uma aula aplicada e inclusa somente a alunos matriculados em um de nossos cursos teóricos, onde o instrutor apresenta o manual da aeronave, detalhes e especificações.

Prática
Alunos que se matricularem em algum de nossos cursos práticos passarão por esta fase, que consiste em 3 horas de instrução na aeronave em solo, apenas 1 aluno e o instrutor. Nesta aula particular na aeronave no solo, o aluno ficará familiarizado com todos os aspectos da aeronave e do planejamento do voo, preparando-o eficientemente para o voo real. A instrução prática do Ground School constitui-se de 3 missões, no qual inclui:

  • Manuais de padronização e manobras, métodos de pesquisa meteorológica, e inspeção pré-voo.
  • Familiarização com a cabine e consultas de NOTAM.
  • Voo simulado em área não-controlada, treinamento de fonia, uso do checklist de procedimentos normais e consultas a AIP e ROTAER.
  • Voo simulado em área controlada, treinamento de fonia, e preenchimento de plano de voo completo e simplificado.
  • Treinamento simulado em solo de procedimentos de emergência e familiarização com checklists de emergência.